Espaço Splendour apoia o Outubro Rosa: uma campanha pela vida

O Outubro Rosa, campanha realizada em vários países do mundo, visa a conscientização sobre o câncer de mama e a importância da prevenção e diagnóstico precoce. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se 59.700 novos casos da doença entre 2018 e 2019.

O que é o câncer de mama e como detectá-lo?

É um tumor maligno que se desenvolve na mama devido à multiplicação de células anormais. A mulher, além de fazer regularmente o autoexame e consultar seu médico, deve estar sempre atenta ao tamanho do seio, alterações na pele, como vermelhidão, mudança no aspecto do mamilo, feridas ou nódulos. Ao perceber qualquer mudança na mama ou axila, a mulher deve procurar o ginecologista ou mastologista imediatamente.

Diagnóstico precoce aumentam as chances de cura

A detecção da doença em fase inicial aumenta as chances de cura. Além do autoexame, o ultrassom das mamas e a mamografia podem ser grandes aliados no diagnóstico precoce. No Brasil, a recomendação é que as mulheres entre 50 e 69 anos realizem a mamografia a cada dois anos.

Fatores de risco e prevenção

A idade é um dos principais fatores de risco, sendo que cerca de quatro em cada cinco casos acontecem após os 50 anos. No entanto, nos deparamos com fatores genéticos e hereditários, como histórico familiar de câncer de ovário e mama; fatores reprodutivos e hormonais, como ter a primeira menstruação antes dos 12 anos, ter o primeiro filho após os 30 anos, uso de contraceptivos e reposição hormonal, por exemplo; além dos fatores ambientais e comportamentais, como obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, entre outros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 80% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida das mulheres. Por isso, a prática de exercícios e uma boa alimentação são aliados na prevenção ao câncer.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *